RSS

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Sinceridade

Sinceridade é uma coisa que anda em falta entre amigos. Está cada vez mais difícil encontrá-la. Mas ainda existe, o que é bom. Porque não há amizade que perdure num clima de falsidade, enganos. Sinceridade é pré-requisito para um relacionamento duradouro.
Há ocasiões em que é preciso dizer verdades que um amigo precisa ouvir, mas nos calamos, por medo de que sejamos mal interpretados e o relacionamento se quebre. Se resolvemos mesmo deixar pra lá alguma coisa, isso não significa que houve falta, de nossa parte, de sinceridade. Mas se decidimos abrir o coração, que seja com amor e respeito. Tire o respeito e amizade e, como diz Cícero, "você a privará de sua qualidade mais admirável".
Pessoas amigas precisam ser sinceras. Se você se sentir ofendido, não se magoe nem se afaste, mas procure seu amigo. Entre vocês não deve haver problemas pendentes. Na experiência relacional acontece de magoarmos sim, por atos e palavras. São mancadas, devem ser perdoadas, ao invés dos distanciamentos e sumiços inexplicáveis.
Amigo falha e nós também. Para que se exigir somente do outro a sinceridade? É preciso reconhecer também nossos erros e, por mais difícil que seja, temos de aprender a ouvir e "dar o braço a torcer": Desculpe, eu errei, e a amizade, ainda que balance, não cairá, ficará mais firme e mais madura. Se o procedimento não for esse, aí sim, faltamos com a sinceridade e a amizade é rompida.
Como são boas e importantes as verdadeiras e sinceras amizades. Mas, nada de "poder" de um sobre o outro, a não ser respeito para com as diferenças e muita igualdade nos deveres e direitos.
Boas e sinceras amizades são grandes valores da vida.
-------------------------------------------------------------------------------
Pastor Eli Fernandes de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário