RSS

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O APERFEIÇOAMENTO DOS SANTOS NA OBRA DA EVANGELIZAÇÃO

“Fiel é esta Palavra, e quero que a proclames com firmeza para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras. Essas coisas são boas e proveitosas aos homens.” Tito 3.8


Os Batistas Brasileiros se voltam para a evangelização, tendo-a como carro-chefe neste ano de 2010.

A 90ª. Assembléia Anual da Convenção Batista Brasileira, ocorrida nos dias 22 a 26 de janeiro deste ano, em Cuiabá, MT., teve seu clímax nas enfáticas mensagens dos diversos oradores que centralizaram suas falas sobre a evangelização.

Nós Batistas, somos um povo evangelístico e não podemos ignorar nosso potencial, advindo do próprio Deus que nos ama e por isto enviou Seu Filho Jesus Cristo, com as Boas Novas da salvação. O Senhor Jesus nos comissionou para fazermos exatamente esta grande obra, conforme lemos em Mateus 28.18-20.

Os líderes do povo de Deus devem se esforçar ao máximo para capacitarem ou aperfeiçoarem os santos, isto é, os crentes membros das igrejas, para tão sublime tarefa.

Não deixando eles mesmos de igualmente se capacitarem.

A mensagem bíblica é fiel, ou seja, é verdadeira. Não duvidemos da Palavra. Não entremos na principal tentação que Satanás provoca – descrer da Palavra de Deus. Desde os primórdios da nossa história ele se especializou em tal provocativa quando questionou a Palavra divina lançando a mortal pergunta: “... É assim que Deus disse...?” Gn 3.1b. Torceu a mensagem de Deus, dando-lhe sua pessoal interpretação maléfica. O resultado todos sentimos na pele, total afastamento de Deus, morte. Para reverter tal calamidade é-nos dada a missão da evangelização. Que privilégio! Nem mesmos aos anjos foi concedido tamanha missão, embora eles a desejassem, ela é nossa cristãos Batistas.

Proclamemos a Palavra de Deus com firmeza. Firmeza não é sinônimo de força ou imposição autoritária. Devemos e podemos anunciá-la com verdadeiro amor e misericórdia. Amor como decisão de anunciar o evangelho àqueles que não merecem, mas carecem. Misericórdia como manifestação do sentimento divino a nós perpassado. Firmeza na proclamação requer plena disposição na liberalidade do nosso tempo, dos nossos bens, talentos e dons. Não poupemos esforços para esta tão cara obra, que foi e continua sendo cara ao nosso Deus, não somente por ter oferecido o Seu Filho como por sofrer ainda ante a negligência, o descaso e o relaxamento com que a obra vem sendo feita por alguns líderes ou igrejas.

A obra da proclamação da fiel mensagem, feita com firmeza, traz bons resultados. São boas e proveitosas aos homens. Conhecemos, experimentamos e desfrutamos das milhares de vidas transformadas pelo poder do Evangelho. Como a de Geisa, jovem dependente de crack em São Paulo, Cracolândia, resgatada pelos missionários Humberto e Soraia Machado, mediante proclamação firme da fiel Palavra. Testemunhei este momento no culto da noite missionária em Cuiabá, MT.

Os Batistas Baianos crentes em Deus hão de dedicar-se, aplicar-se às boas obras que são proveitosas aos homens. Avante!

PR. Carlos César Januário
Presidente da Convenção Batista Baiana
Pastor da PIB de Rio Novo – Ipiaú, BA.

Um comentário:

  1. Jarley de M. Bastosabril 13, 2010

    Que a Palavra de Deus e as palavras inspiradas do Pr. Carlos César encontrem eco no coração dos jovens baianos para levarem a mensagem que salva ao seu povo e "até os confins da terra".

    ResponderExcluir